skip to Main Content

Psicólogo On-line?

 

Se em algum momento você agendou uma consulta psicológica presencial ou por meio de um psicólogo online, provavelmente você se deparou com alguns questionamentos, como por exemplo, “Mas o que eu vou falar?”, “Como será que deve ser?”, ou ainda, “Será que vão ler a minha mente?

Esses são alguns dos exemplos de indagações recorrentes. E quando este atendimento é feito por meio de um psicólogo online as dúvidas se multiplicam, principalmente em relação a eficácia e a confiabilidade do resultado.

Sendo assim, te convido a conhecer um pouco mais sobre o que de fato é o Psicólogo Online, e será que ele realmente funciona?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em outubro de 2020, que cerca de 70% dos países do mundo já haviam aderido a “teleterapia”, ou terapia online, para tratar frustrações e ansiedades oriundas da pandemia de Coronavírus.

A praticidade que as consultas online oferecem atrai pessoas com agenda cheia, seja pelo trabalho, vida social, família, relacionamentos, filhos ou cuidados pessoais.

Todos esses elementos requerem tempo e disposição física e mental.

Assim, as plataformas de terapia online surgem como soluções práticas para a necessidade de cuidar da saúde mental em meio ao caos dos compromissos diários.

A segurança garantida pela terapia online permite que você converse com seu psicólogo de qualquer lugar conectado à internet, com tranquilidade, preço justo e ética em todos os níveis.

Desde que o Brasil precisou entrar em quarentena por causa da pandemia do COVID-19, os atendimentos de saúde presenciais tiveram que ser substituídos pelas consultas online. Foi o caso da psicoterapia, que precisou ser feita por videochamadas de WhatsApp ou Skype e até ligações.

Desde 2018, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) liberou a prática online, sendo antes necessário que o profissional recebesse autorização após análise do CFP. Desde então, o paciente tem essa alternativa e não muda nada no atendimento. O profissional deve seguir as mesmas linhas e cuidados.

 

Psicólogo online funciona?

 

A psicoterapia online já foi objeto de estudo de psicólogos, sendo atestada inclusive em tese de doutorado da Dra. Maria Adélia M. Pieta. que após longa análise concluiu que:

“a relação terapêutica na psicoterapia pela internet pode equivaler à da psicoterapia presencia”…

…e “tratamentos online mostram-se efetivos”.

Na Escócia, pessoas que sofrem de síndrome do pânico retiram senhas para realizar atendimento online em postos de saúde.

Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, todos realizam esse tipo de atendimento a anos legalmente, com pesquisas demonstrando a eficácia da terapia online, com resultados em tratamentos para ansiedade, depressão, pânico, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, e diversas outras questões que a psicologia online trata.

Existem casos, cabe frisar, de pacientes que passam por atendimento online e apresentam melhores resultados do que em atendimento presencial.

Concluindo, sim, a psicoterapia online funciona, bem como a aplicação de testes e outros contextos como no atendimento presencial. Tudo endossado pelo Conselho Federal de Psicologia.

 

Qual a diferença entre atendimento online e presencial?

 

Não tem diferença nenhuma!

O vínculo estabelecido não muda, o acolhimento não muda. Nada é prejudicado.

 

Os mesmos recursos usados durante o atendimento presencial são levados em consideração na hora de uma consulta online. A forma de acolher é a que deve ser levada em consideração. Além disso, todo feedback, intervenção, palavra e troca são os mesmos durante a terapia.

Um dos pontos mais importantes é que a pessoa que já fazia o tratamento presencial antes continue com as sessões, mesmo que online.

No começo pode haver estranhamento, mas ambos vão se adaptar. O que não é aconselhado é interromper o tratamento e seguir sem orientação profissional.

O mesmo vale para pessoas que estão em busca de uma ajuda profissional. Mesmo que as consultas presenciais estejam suspensas, se antes havia interesse em procurar ajuda, é justamente nessa fase que a pessoa não deve desistir ou ignorar sintomas.

Embora nem todas as pessoas se sintam confortáveis ou seguras com o método online, todos os cuidados e segurança em relação ao paciente são seguidos.

As tecnologias estão aí para ajudar, então, é mais uma ferramenta para não deixar o paciente sozinho nessa fase tão difícil.

“Achei estranho no começo, mas me senti aliviada”

Priscila, nome fictício dados a uma de nossas pacientes relatou:

“Resolvi fazer o teste e ver como ia reagir a essas mudanças também. Estava sem fazer terapia há uns oito meses e decidi voltar há três semanas para rever algumas questões. Por causa da quarentena, meu terapeuta sugeriu começarmos na semana passada por vídeo via WhatsApp. Fomos tentando, fui pontuando algumas coisas e ela foi falando também. Confesso que no final da sessão eu fiquei mais aliviada, me senti mais acolhida e acho que se não tivesse feito, mesmo que por vídeo, estaria mais ansiosa.”

 

Quais as vantagens da terapia online?

 

A terapia online apresenta muitas vantagens para os pacientes que optam por essa modalidade de atendimento. Primeiramente, é possível marcar uma consulta em um horário mais confortável, como após o expediente, e no dia mais tranquilo para o paciente, como no sábado.

Como não há necessidade de deslocamento para um consultório, o paciente também economiza tempo nesse quesito e pode conversar com o psicólogo de um cômodo acolhedor, dentro de sua própria residência.

Para quem tem vergonha de expressar sentimentos e tocar em assuntos íntimos, a terapia online pode ser a escolha correta. O distanciamento do profissional e a familiaridade com o ambiente diminui o nervosismo, possibilitando conversas fluídas.

Não costuma haver restrições de dispositivos que podem ser utilizados durante as consultas online. Ou seja, celulares, computadores de mesa, notebooks e tablets costumam estar liberados nas plataformas de terapia online.

Outra vantagem da terapia online é a facilidade de encontrar psicólogos online para tratar questões problemáticas ou condições psicológicas específicas.

Quem mora em uma cidade pequena ou até em outro país, por exemplo, consegue encontrar uma variedade de profissionais com a especialidade desejada para o acompanhamento psicológico.

Pode ser difícil encontrar psicólogos especialistas em psicopedagogia, relacionamentos amorosos, transtorno do espectro autista (TEA), sexualidade, transtornos de personalidade, carreira profissional, distúrbios alimentares, Neuropsicologia, entre outros, no lugar onde moram.

A qualidade das consultas presenciais e online não diferem. Ambas são realizadas seguindo a abordagem psicológica com a qual o psicólogo trabalha. Através da tela, é possível conversar e orientar o paciente da mesma forma que nas consultas presenciais.

A decisão de iniciar o acompanhamento psicológico presencial ou online é, sobretudo, uma questão de gosto pessoal do paciente. Algumas pessoas se identificam com a terapia online enquanto outras preferem ter um contato mais próximo com o profissional na terapia presencial.

 

É seguro ter uma consulta com psicólogo online?

 

De acordo com o Sistema Conselhos de Psicologia, no atendimento psicológico online, os profissionais devem continuar seguindo a conduta técnica e ética às quais são submetidos em serviço presencial. Isso inclui a garantia do sigilo e confidencialidade, bem como o oferecimento de atendimento por meio de dispositivos adequados de forma a manter a qualidade do serviço prestado.

 

Como saber se meu psicólogo tem cadastro no e-Psi (autorização do Conselho de Psicologia para o atendimento online)?

É importante ressaltar que, como dito anteriormente, a partir de abril de 2020, profissionais não precisam esperar o cadastro ser aceito no e-Psi para prestar serviço online. No entanto, se você quiser usar essa informação como um requisito na hora da escolha, é possível consultar se o seu psicólogo está cadastrado utilizando a busca por nome no site https://e-psi.cfp.org.br/cadastro-simplificado/psicologasCadastradas. E conforme pode ser verificado no site dp e-Psi, inserindo Bruno Moraes de Souza no campo de pesquisa, é apresentada figura a seguir informando que fomos auditados e aprovados pelo Conselho de Psicologia para o atendimento online, garantindo maior qualidade na prestação de serviço.

Autorização para atendimento online - e-Psi - Bruno Moraes de Souza

 

A tecnologia na terapia online

 

A tecnologia evoluiu muito nos últimos 10 anos. Se você pensar que o crescimento se acelerou no final da década de 1990, tendo o Google sido fundado em 1998, o Facebook em 2004 e o primeiro iPhone foi lançado em 2007.

Nesse período a tecnologia modificou as relações humanas, nosso comportamento e a forma de acessarmos diversos tipos de serviços. E a área da saúde não foi diferente.

325.000 aplicativos no campo da saúde foram levantados em pesquisa publicada em 2017, disponíveis na Apple Store e na Google Play, onde 78.000 foram criados no último ano e cerca de 6% deles são focados na saúde mental, conforme NCBI. Se você pesquisar no google “terapia online” 276.000.000 de resultados são exibidos, mostrando o quanto hoje é comum essa modalidade de terapia.

Em meio a isso cada vez mais pessoas buscam por um psicólogo na internet, e elas se deparam com a opção de serem atendidas através de meios digitais. Isso traz algumas questões como a seguir.

 

Psicoterapia online para pessoas no exterior

 

Psicólogo Online para Brasileiros de São Paulo, Brasil: Terapia por vídeo – whatsapp – duo – skype.

Pós-graduado em neuropsicologia pela FMUSP.

Terapia é o Melhor Remédio: Psicoterapia para Adultos/Crianças, de Casal e Familiar.

O atendimento Online é uma opção importante nos dias atuais. Importante para pessoas com dificuldade na adaptação cultural, dificuldades no trabalho, estudos, vida pessoal (casamento, relacionamentos, filhos), planejamento futuro, entre outros. As sessões são conduzidas em português, com um profissional brasileiro que tem experiência no trabalho com pesssoas no exterior, expatriados, trabalhadores humanitários e refugiados.

 

Psicólogo Brasileiro – Atendimento Online

 

Relação de locais atendidos:

Psicólogo para Brasileiros na Noruega

Psicólogo para Brasileiros na Suécia

Psicólogo para Brasileiros na Suiça

Psicólogo para Brasileiros na Dinamarca

Psicólogo para Brasileiros em Copenhage

Psicólogo para Brasileiros na Islândia

Psicólogo para Brasileiros na Polônia

Psicólogo para Brasileiros na Turquia

Psicólogo para Brasileiros na Líbia

Psicólogo para Brasileiros na Irlanda

Psicólogo para Brasileiros na Russia

Psicólogo para Brasileiros na Moscou

Psicólogo para Brasileiros no Reino Unido

Psicólogo para Brasileiros na Escócia

Psicólogo para Brasileiros na Holanda

Psicólogo para Brasileiros em Amsterdã, Holanda

Psicólogo para Brasileiros na Austria / Hungria

Psicólogo para Brasileiros nos Emirados Árabes

Psicólogo para Brasileiros na Arábia Saudita

Psicólogo para Brasileiros na Líbia

Psicólogo para Brasileiros no Lémen

Psicólogo para Brasileiros na Índia

Psicólogo para Brasileiros em Dubai

Psicólogo para Brasileiros na Bélgica

Psicólogo para Brasileiros no Canadá

Psicólogo para Brasileiros em Montreal

Psicólogo para Brasileiros em Toronto

Psicólogo para Brasileiros em Vancouver

Psicólogo para Brasileiros em Israel

Psicóloga para Brasileiros na Africa

Psicólogo para Brasileiros na Africa do Sul

Psicólogo para Brasileiros nos Estados Unidos

Psicólogo para Brasileiros nos USA

Psicólogo para Brasileiros em Atlanta

Psicólogo para Brasileiros em Nova York

Psicólogo para Brasileiros em Los Angeles

Psicólogo para Brasileiros em Las vegas

Psicólogo para Brasileiros em Houston

Psicólogo para Brasileiros em Seatle

Psicólogo para Brasileiros em Washington

Psicólogo para Brasileiros em California

Psicólogo para Brasileiros em Chicago

Psicólogo para Brasileiros em Dallas

Psicólogo para Brasileiros na Colombia

Psicólogo para Brasileiros no Chile

Psicólogo para Brasileiros em Santiago

Psicólogo para Brasileiros em Uruguai

Psicólogo para Brasileiros em Montevidéu

Psicólogo para Brasileiros na Bolívia

Psicólogo para Brasileiros na Argentina

Psicólogo para Brasileiros em Buenos Aires

Psicólogo para Brasileiros em Córdova

Psicólogo para Brasileiros em Rosário

Psicólogo para Brasileiros no México

Psicólogo para Brasileiros na Cidade do México

Psicólogo para Brasileiros na Espanha

Psicólogo para Brasileiros em Barcelona

Psicólogo para Brasileiros em Madri

Psicólogo para Brasileiros em Porto, Portugal

Psicólogo para Brasileiros em Coimbra, Portugal

Psicólogo para Brasileiros na Australia

Psicólogo para Brasileiros na Sydney

Psicólogo para Brasileiros na Gold Coast

Psicólogo para Brasileiros na Meubourne

Psicólogo para Brasileiros na França

Psicólogo para Brasileiros na Lyon, França

Psicólogo para Brasileiros em Paris, França

Psicólogo para Brasileiros em Luxenburgo, Alemanha

Psicólogo para Brasileiros em Munique, Alemanha

Psicólogo para Brasileiros em Frankfurt, Alemanha

Psicólogo para Brasileiros em Berlin, Alemanha

Psicólogo para Brasileiros em Zurique

Psicólogo para Brasileiros na China

Psicólogo para Brasileiros em Xangai

Psicólogo para Brasileiros em Dongguan

 

Psicologia Online

 

Psicólogo Brasileiro. Uma das modalidades de atendimento psicoterápico é a Terapia Online. Regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018, a Terapia Online amplia o acesso para cada vez mais pessoas que não possuem flexibilidade ou disponibilidade para comparecerem presencialmente a um consultório de psicologia, por motivos de limitações físicas (como doenças) ou por morarem em outros estados, cidades e, inclusive, no exterior.

 

Terapia de casal online

 

Relação de locais atendidos:

Terapia de Casal na Noruega

Terapia de Casal na Suécia

Terapia de Casal na Suiça

Terapia de Casal na Islândia

Terapia de Casal na Polônia

Terapia de Casal na Turquia

Terapia de Casal na Líbia

Terapia de Casal na Irlanda

Terapia de Casal na Russia

Terapia de Casal no Reino Unido

Terapia de Casal no Canadá

Terapia de Casal em Montreal

Terapia de Casal em Toronto

Terapia de Casal em Vancouver

Terapia de Casal em Israel

Terapia de Casal na Africa

Terapia de Casal nos Estados Unidos

Terapia de Casal em Atlanta

Terapia de Casal em Nova York

Terapia de Casal em Los Angeles

Terapia de Casal em Houston

Terapia de Casal em Seatle

Terapia de Casal em Washington

Terapia de Casal em California

Terapia de Casal em Chicago

Terapia de Casal em Dallas

Terapia de Casal na Colombia

Terapia de Casal no Chile

Terapia de Casal em Santiago

Terapia de Casal em Uruguai

Terapia de Casal em Montevidéu

Terapia de Casal na Bolívia

Terapia de Casal na Argentina

Terapia de Casal em Buenos Aires

Terapia de Casal em Córdova

Terapia de Casal em Rosário

Terapia de Casal no México

Terapia de Casal na Cidade do México

Terapia de Casal na Espanha

Terapia de Casal em Barcelona

Terapia de Casal em Madri

Terapia de Casal na Australia

Terapia de Casal na Sydney

Terapia de Casal na Meubourne

Terapia de Casal na França

Terapia de Casal na China

 

Crianças e adolescentes podem ter consulta psicológica online?

 

Psicólogos podem fazer o atendimento online de crianças e adolescentes. No entanto, o Sistema Conselhos de Psicologia exige que o serviço seja prestado somente mediante autorização expressa de ao menos um dos responsáveis legais.

 

Um psicólogo online oferece flexibilidade

 

Vamos imaginar que temos um problema de dependência emocional, mas não há nenhum psicólogo na sua cidade especializado nesse tema.

Graças à tecnologia, podemos fazer uma sessão com um psicólogo que sabemos que vai nos entender e proporcionar as ferramentas adequadas.

Da mesma forma, normalmente teremos mais chances de encontrar um horário que combine a sua disponibilidade com a do especialista.

Assim não teremos que deixar de fazer nada nem pedir um dia no trabalho.

Também não poderemos usar a desculpa de “não tenho tempo” ou “meu trabalho não permite”. Por isso, um psicólogo online é ideal para todas aquelas pessoas que têm horários difíceis, uma agenda muito ocupada ou viajam muito.

Como não poderia ser diferente, além de tudo que já foi mencionado, um psicólogo online permite realizar sessões em casa ou em um lugar onde você se sinta confortável. Isso é muito importante, pois o objetivo é nos sentirmos confortáveis e relaxados.

Essa é uma vantagem principalmente se vivemos mais afastados do centro da cidade, se sofremos de agorafobia ou temos mobilidade reduzida.

 

Existem várias opções de comunicação para sessões online

 

Talvez possamos resistir a essa forma de consulta porque sentimos muita vergonha de conversar com alguém desconhecido através de um aparelho eletrônico. Pode ser que isso pareça muito artificial e nos faça ficar com um pé atrás. No entanto, um psicólogo online pode oferecer diferentes maneiras de contato. Por exemplo, via e-mail ou chamada telefônica.

Também pode existir a possibilidade de uma consulta interativa através de um chat. O que mais se aproxima de uma consulta presencial é a consulta por Skype ou qualquer outra plataforma que permita uma comunicação audiovisual com o psicólogo.

Seja qual for o método escolhido, a qualidade do serviço sempre vai ser a mesma, ou deveria ser. Há um acompanhamento contínuo da terapia Um ponto positivo de um psicólogo online é que não importa se vamos viajar ou se precisamos nos mudar por algum motivo.

Por exemplo, se nosso trabalho exige uma mobilidade quase constante, isso não será um impedimento e não precisaremos ter um psicólogo em cada canto do mundo. O terapeuta poderá fazer um acompanhamento contínuo do nosso caso sem que nossos deslocamentos sejam um impedimento.

Onde estivermos poderemos continuar realizando as sessões combinadas sem ter que cancelar ou adiar. Isso é um ponto positivo, já que não teremos que sacrificar nosso bem-estar por circunstâncias que nos obriguem a mudar nosso local de residência. Nesse sentido, muitas pessoas que vão morar fora do país sentem dificuldades para se expressar no idioma do local onde foram viver.

Talvez elas até consigam se expressar nesse idioma, mas têm a sensação de que não conseguem colocar nas suas mensagens as mesmas nuances que no seu idioma materno. Para essas pessoas, o psicólogo online também pode ser uma ótima opção.

Você pode entrar em contato com seu psicólogo online independentemente de onde estiver.

 

Aumenta a confiança

 

Talvez seja difícil contar nossos problemas para uma pessoa que não conhecemos. Por isso, consultar um psicólogo online e usar as múltiplas opções de contato que esse meio nos oferece serão uma grande ajuda.

 

Terapia por videoconferência

 

Uma forma prática e segura, ideal para quem mora distante e eficiente durante o isolamento social na qual passamos. As sessões tem 1h de duração e é recomendado que o paciente esteja em ambiente privativo, podendo recorrer ao ambiente interno do carro quando este estiver disponível e não for possível ter privacidade dentro de casa. Além disso pedimos que faça uso de fones de ouvido e utilize o Whatsapp, Skype ou Duo como app de vídeo pois esses tem criptografia ponta a ponta garantindo melhor o sigilo dos dados.

 

Tratamento online

 

A relação a seguir possui as principais queixas recebidas em consultório, mas outros quadros ou situações podem livremente existir, a avaliação do psicólogo irá determinar o quadro ou quadros que estejam associados.

 

Como posso pagar pelas sessões online?

 

Os atendimento podem ser pagos via crédito, débito ou pix, por intermédio de infraestrutura do Mercado Pago, empresa renomada com tecnologia de ponta para garantir a segurança do seu pagamento.

 

CONCLUSÃO

Concluindo, sim! A terapia online é uma modalidade de atendimento online crescente no mundo todo, com cada dia mais profissionais aderindo à prestação de serviço, ela é endossada por um conselho de classe, pela ciência em teses de doutorado e pelos próprios pacientes que se mostram satisfeitos com os resultados.

 

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Estou online