skip to Main Content

TESTE VOCACIONAL

Teste VocacionalO QUE É UM TESTE VOCACIONAL?

Hoje em dia ter uma formação já não é garantia de se colocar no mercado de trabalho. Se faz necessário adquirir conhecimentos teóricos e práticos perante os desafios e a grande competitividade no mercado de trabalho. O processo seletivo nas empresas estão se tornando cada vez mais rigorosos em busca de habilidades específicas.

É comum termos dificuldades em escolher a carreira certa. mesmo em fases diferentes da vida.

O teste vocacional vem como um instrumento para ajudar a ingressar em uma carreira, ou ainda alterar o caminho para uma nova profissão. O psicólogo pode ajuda a lidar com o desafio que é fazer essa escolha, baseado em métodos científicos aplicados mundialmente.

O teste vocacional busca avaliar, elucidar e instruir a pessoa, confirmando seus campos de interesse, aptidões gerais e específicas, facilidades e habilidades em determinada área de atuação. A proposta do teste vocacional é verificar esses fatores para que em uma processo de orientação vocacional, eles possam ser relacionados e traduzidos em caminhos ou trajetórias profissionais que estejam em sintonia com as vocações da pessoa.

O teste vocacional é, na maioria das vezes, buscado por 3 perfis de pessoas. As que estão cursando o ensino médio e desejam encontrar alternativas para atuarem ainda no ensino médio. As que estão no ensino médio e desejam esclarecer as possibilidades de carreira para o vestibular. E as que já no ensino superior, desejam mudar de curso ou especialização.

O teste vocacional é a ferramenta utilizada no processo de orientação vocacional. Esse por sua vez é um processo de análise profunda onde a pessoa é entrevistada pelo psicólogo, efetua os testes vocacionais, por vezes recebe testes projetivos com a finalidade de entender o estado emocional no momento da avaliação, e recebe a devolutiva após análise do psicólogo com orientações claras acerca dos resultados obtidos.

O TESTE VOCACIONAL ME DIZ QUAL CARREIRA SEGUIR?

O teste vocacional por si não oferece o conhecimento necessário para a tomada de decisão acerca da carreira da pessoa. Ele apenas levanta dados necessários para em parceria com o psicólogo, serem avaliados para uma resposta mais precisa.

Hoje em dia, os consultórios não aplicam mais apenas o teste vocacional, devido a essa limitação citada anteriormente. Essa prática foi substituída pelo processo de orientação vocacional.

O teste vocacional pode levantar interesses gerais ou específicos, como afinidades com os diversos campos do saber, ou simplesmente práticas relacionadas a determinadas profissões.

É importante que o teste vocacional seja validado por um órgão competente, o que no Brasil seria o Satepsi, afim de ter uma maior fidedignidade dos resultados.

Os testes vocacionais podem ser aplicados a pessoas de qualquer idade, sem restrição. A aplicação pode ser feita em um ou mais encontros, a depender dos testes vocacionais escolhidos e/ou da necessidade de se confirmar dados levantados.

 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EM MOGI DAS CRUZES

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online