skip to Main Content

ORIENTAÇÃO DE PAIS

Orientação de Pais | Psicólogo em Mogi das CruzesORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PARA PAIS

O modelo de família na sociedade vem se modificando ano após ano, e que trouxe consigo mudanças importantes na rotina da casa. Antigamente, os papéis dentro do eixo familiar costumavam ser definido com o pai sendo o provedor financeiro e protetor, e a mãe a responsável pelo cuidado doméstico e educação dos filhos. O sistema de disciplinar costumava estar baseado na punição, com pouco diálogo e com a prática das “palmadas” como método central de correção da conduta dos filhos. Geralmente a criança não era muito estimulada a se expressar, mesmo que em ambiente escolar.

Atualmente, mudanças importante ocorreram tanto no eixo familiar, quanto acadêmico, modificando assim o dia a dia das crianças e adolescentes. O pai já não é necessariamente o provedor, e as mães que antes ficavam em casa muitas vezes tomam a frente em busca de renda para sustentar a casa. O fato de muitas vezes tanto o pai quanto a mãe estarem atuando profissionalmente, faz com que as crianças comecem cada vez mais cedo a vida escolar, como alternativa de ambiente para que possam estar seguros e em desenvolvimento enquanto os pais batalham o dia a dia.

COMO A ORIENTAÇÃO DE UM PSICÓLOGO PODE AJUDAR

A orientação a pais pode ajuda-los a perceber que muitas vezes essa rotina faz com que eles não tenham tempo, ou disposição necessária para oferecer a atenção que os filhos precisam, e fornece ambiente fértil para criar estratégias para lidar com essa e outras dificuldades.

A orientação de pais permite esclarecer as relações entre o comportamento da criança e questões como elas não terem mais contato com os pais durante o dia, fato que leva as crianças a exigirem mais deles, sendo em atenção, afeto, em brincadeiras, ou ainda em outras recompensas com presentes ou compensações.

A orientação a pais ajuda a trabalhar a liberdade demasiada que esse cenário pode criar, mesmo que pela permissividade dos pais devido a rotina desgastante que precisam encarar.

É frequente receber pais em consultório de psicologia, com queixas de dificuldades para educar seus filhos. Por vezes sem ter conhecimento de como lidar com comportamentos das crianças ou adolescentes, chegam aflitos por soluções, angustiados por seus filhos.

A orientação psicológica para pais de crianças e adolescente visa muni-los de estratégias para se relacionar com seus filhos. Mesmo estando em situações em que já não se acredite ter mais solução, ou que os pais já não saibam como estabelecer uma relação saudável e restabelecer o controle da educação deles.

O objetivo é que os pais vençam essas dificuldades, aprendendo com as situações de conflito e consigam orientar e recompensar seus filhos apenas na quantidade necessária. Esse esforço é primordial para a formação de um jovem com capacidade de lidar com as demandas do dia a dia. As sessões devem preferencialmente serem feitas com ambos, pai e mãe, mas ainda podem ser trabalhadas com apenas um deles.

 

ORIENTAÇÃO A PAIS EM MOGI DAS CRUZES

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online