Tratamento para Transtorno Bipolar | Psicólogo Mogi das Cruzes - Psicólogo Mogi das Cruzes | Bruno Moraes

Tratamento para Transtorno Bipolar ou bipolaridade

O Transtorno Bipolar (TB), também conhecido como “transtorno afetivo bipolar” e originalmente chamado de “insanidade maníaco-depressiva”, é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor elevado e de depressão (polos opostos da experiência afetiva) intercalados por períodos de remissão, e estão associados a sintomas cognitivos, físicos e comportamentais específicos.

O TB é uma condição psiquiátrica caracterizada por graves alterações de humor, que envolvem períodos de humor elevado e de depressão intercalados por períodos de remissão.

No TB-I ocorrem episódios Maníacos e Depressivos Maiores, com ou sem características mistas ou sintomas psicóticos. No TB-II o paciente experimenta episódios de Hipomania e Depressão Maior, mas não episódios maníacos ou com características mistas. No Transtorno Ciclotímico, os sintomas de hipomania e depressivos não preenchem critérios para TBII ou episódios de Depressão Maior.

Entre os fatores podem indicar que um paciente em primeiro episódio depressivo pode estar na verdade apresentando TB se incluem: início precoce dos sintomas (anterior aos 25 anos), história familiar de TB, o início no pós-parto, a presença de sintomas psicóticos durante o episódio depressivo, personalidade hipertímica, episódio depressivos recorrentes e breves, depressão de subtipo atípico, tolerância e/ou resistência a antidepressivos.

O tratamento é realizado a longo prazo com estabilizadores do humor, anticonvulsivantes e antipsicóticos atípicos, combinado a intervenções psicossociais como psicoterapia (individual ou em grupo) e grupos de psicoeducação.

A maior parte dos pacientes com TB se recupera do primeiro episódio de humor, porém a taxa de recaída é bastante elevada. A eficácia do tratamento do TB está relacionada em muitos casos com o início próximo ao aparecimento dos primeiros sintomas, no entanto a adesão do paciente é uma questão a ser observada.

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).