skip to Main Content

DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO

DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO | PSICÓLOGO MOGI DAS CRUZES

COMO LIDAR COM AS DIFICULDADES NO RELACIONAMENTO

Atualmente, mesmo com o advento da globalização e a aproximação das pessoas dentro do mundo virtual, se relacionar está se demonstrando se tornar algo cada vez mais difícil. Dificuldades de comunicação, de ouvir o outro, de compreender o ponto de vista do outro, de saber se expressar, e trabalhar a empatia são geralmente os principais fatores que trazem dificuldades no relacionamento.

Seja em qual forma se apresente, na amizade, família, ou romanticamente, um relacionamento demanda compreensão, respeito e adaptação ao outro.

Dificuldades no relacionamento surgem quando um ou ambos não conseguem ou não sabem se adaptar ao outro, aceitando a forma do outro se expressar no mundo, e isso exige que saibamos lidar com nossos próprios conteúdos internos. Saber compreender as habilidades e dificuldades de nossos companheiros e colocar as nossas necessidades de forma assertiva é primordial para a saúde da relação.

Dificuldade no relacionamento ainda podem surgir na ausência de uma comunicação assertiva, ou seja, quando não sabemos colocar o que pensamos sem agredir, explicando nossa colocação, sem anular a própria opinião. Esse na verdade é um dos problemas mais corriqueiros dentro de consultório.

Dificuldades no relacionamento aparecem quando temos uma postura passiva na relação. Toda vez que apenas um  ou nenhum dos pares decide sobre o dia a dia, ou tem a liberdade de se expressar, acaba por gerar uma redução da intimidade do casal, levando a um afastamento e consequentemente brigas e discussões.

É PRECISO SE COLOCAR PARA SE RELACIONAR

Ser assertivo é ter a habilidade de se colocar sem agredir, nem anular sua vontade no diálogo. Sabe aquele pensamento de “vou concordar só pra não gerar briga”? É uma das principais causas de dificuldades em relações encontradas em consultório. Não podemos permitir que as decisões do outro sejam mais importantes que as nossas. Esse perfil de comportamento só tende a acumular frustração e estresse, abalando a sintonia do casal.

O psicólogo nesse caso, fornece o treino das habilidades necessárias para o desenvolvimento da assertividade e empatia (ou capacidade de perceber as situações pelo ponto de vista do outro), levando a uma troca saudável entre os pares. Mais ainda, o psicólogo vai trabalhar com o paciente para encontrar maneiras de lidar com os sentimentos e pensamentos que estejam gerando conflito na relação.

Dificuldades no relacionamento podem ser geradas por questões financeiras, de autoridade, de troca de carinho, por expectativas criadas em relação ao outro, questões sexuais, dentre outras. Desde a infância, as instituições sejam elas a família, escola ou religião não nos preparam adequadamente para sabermos lidar com essas questões. Por isso, é natural encontrarmos essas dificuldades em relações e vale muito a pena investir na aquisição de novas habilidades para que ao invés destes conflitos, consigamos novos e melhores relações.

 

ATENDIMENTO PARA DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO EM MOGI DAS CRUZES

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online