skip to Main Content

TRATAMENTO PARA AUTOESTIMA

Tratamento para AutoestimaO QUE É AUTOESTIMA?

Autoestima é a forma como enxergamos a nós mesmos. É um conceito ou noção de valores que temos sobre nós mesmos, podendo ser afetada por elementos como saúde física e psicológica. É um dos fatores mais importantes para uma boa saúde mental, sendo que uma baixa autoestima, prejudica a nossa relação com o mundo, e impossibilita muitas vezes de tirarmos prazer e satisfação das experiências vividas.

A autoestima interfere diretamente na forma como reagimos a pensamentos negativos, sendo que se estamos com uma baixa autoestima, ou uma autoimagem negativa, tendemos a associar acontecimentos triviais, ou pequenas imperfeições como questões impossíveis de se lidar, generalizando a situação. Por ex:

“Tal pessoa não me olhou, nem veio falar comigo… não devo ser uma boa pessoa…”

“Tirei apenas o suficiente no exame… sou um péssimo aluno… não vou conseguir….”

Nas frases acima podemos identificar uma situação, que quando a pessoa estiver com a autoestima baixa reagirá com um pensamento automático negativo e uma crença negativa, analisando:

“Tirei apenas o suficiente no exame” –>> situação

“Sou um péssimo aluno” –>> pensamento automático

“Não vou conseguir” –>> crença negativa

Por vezes, estamos tão envoltos em crenças negativas que nem percebemos o quão desligadas de um senso lógico e irracionais elas são. Se uma pessoa conseguiu nota suficiente em um exame, ela tem todas as condições de se dar bem na matéria. Acreditar do contrário por uma autoimagem negativa é além de tendencioso, irreal e autodestrutivo, em especial quando estamos deprimidos.

Temos que considerar que não é o quão amados somos que determinará (por mais que influencie) o nosso bem estar e valor. O que determina uma boa autoestima é o nosso próprio conceito de valor.

Nesse contexto, é possível que a formação desse conceito de valor tenha sido prejudicado em decorrência de traumas na infância, negligência ou abuso emocional ou físico, etc. Mesmo assim, com a terapia cognitivo comportamental é possível que qualquer pessoa transforme os padrões de pensamento negativo que nos fazem sentir tristes, deprimidos, ou sem valor. Aqui, é importante definirmos metas alcançáveis sobre aquilo que desejamos ser, mudando a nossa rotina.

RELACIONAMENTOS E AUTOESTIMA

De forma geral, os relacionamentos podem ser afetados pela autoestima.  Com seu marido(a) ou namorado(a) por exemplo, pode ser que não consiga dizer que deseja fazer esse ou aquele programa. É possível que se deixe levar pelas decisões dos outros, podendo apresentar uma autoimagem de desmerecimento. Se alguém lhe ultrapassou na fila, pode ser que não consiga se colocar e reclamar do ocorrido.

AUTOESTIMA E TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS

Problemas de autoestima podem ser encontrados em diversos transtornos psicológicos. Se analisarmos a ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc, é possível ver uma alteração da autoestima.

AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA

Enquanto autoestima é o conceito de valor que você tem de si, a forma como se enxerga no mundo, autoconfiança é você sendo sua própria referência, é viver se comparando consigo mesmo e não com o outro.

AUTOESTIMA E INFÂNCIA

Como consideramos anteriormente, a autoestima pode sim sofrer influências de características da personalidade e de vivências, especialmente na infância, quer dizer, sofremos interferência tanto do ambiente quanto daquilo que somos de nascimento. Mesmo assim, é importante ressaltar que somos seres em constante desenvolvimento, ou seja, essas influências são apenas uma das partes que afetam a autoestima.

TRATAMENTO PAR AUTOESTIMA EM MOGI DAS CRUZES

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online