skip to Main Content

Tratamento para fadiga pandemica

Fadiga Pandêmica

Em março de 2020 foi declarada a pandemia por COVID-19. Já faz mais de 1 ano que estamos expostos a um inimigo invisível e letal. Desde então fomos obrigados a deixar nossas rotinas, a nos distanciarmos de nossas famílias e amigos, tivemos que aprender sobre EPIs a toque de caixa, alcool gel, protocolos de segurança, e logo a situação retirou a liberdade de ir e vir, impedindo muitos de conseguir o próprio sustento.

E aqui estamos, com um cenário mundial que impede a previsão do fim da pandemia. Com políticas de saúde desfavoráveis a população, um presidente que se recusou 11 vezes a adquirir vacinas e que insiste em encarar a situação com negligencia e descaso.

Sabemos que 10 dias de quarentena já são o suficiente para causar danos psicológicos, e após 14 meses a fadiga gerada pela pandemia está instalada na maior parte da sociedade.

Estudos indicam que 60% da população no Reino Unido dizem estar difícil de manter o pensamento positivo diariamente. Se você esta cansado de se preocupar com COVID-19, provavelmente está sofrendo de fadiga pandêmica e não está sozinho.

Cerca de 35 a 40% das pessoas no Colorado e nos Estados Unidos relatam regularmente que estão experimentando sintomas de ansiedade e depressão enquanto lidam com uma pandemia. Isso está acima de uma linha de base que está perto de 25% antes do início da pandemia. Se tratando de saúde mental, o COVID-19 tem gerado uma tríade perigosa composta por Ansiedade, tristeza/depressão e fadiga.

A ansiedade está sendo sendo alimentada pela incerteza, pela falta de senso de controle e por uma série de valores importantes em nossas vidas ameaçadas, tudo de uma vez.

As mudanças rápidas e inesperadas provocadas pela pandemia também levaram a uma série de perdas.

A perda é o maior impulsionador da depressão, e essa pandemia levou a todos os tipos de perdas: eventos importantes, conexão com a família, amigos e comunidade, viagens, oportunidades, finanças e carreira. A lista é quase infinita.

Estamos cansados ​​e já fazemos isso há muito tempo e tínhamos essa gama inicial de capacidade de enfrentamento e ela simplesmente se esgotou. Quando você olha para o esgotamento por definição, você está falando sobre ficar muito estressado por muito tempo. Há essa experiência em que seu cérebro atinge a capacidade e diz: ‘Não posso mais dar a mesma atenção mental a isso. ”

O que é fadiga pandêmica?

Fadiga pandêmica é o estado de desgaste por precauções e restrições recomendadas relacionadas a uma pandemia, muitas vezes devido à duração das restrições e à falta de atividades para uma pessoa se envolver, resultando em tédio , depressão e outros problemas, levando a pessoa a abandonar esses cuidados e correr o risco de contrair a doença. A fadiga pandêmica pode ser responsável por um número maior de casos.

A psicoterapia é indicada em casos de fadiga pandêmica visando desenvolver comportamento adaptado, desconstruindo processos ansiosos ou depressivos.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online