skip to Main Content
Psicologia é Ferramenta Importante Para Lidar Com Perdas E Transformações De Relações

Psicologia é ferramenta importante para lidar com perdas e transformações de relações

A pandemia mudou a forma de relacionar-se com o outro, de manter-se por perto e até de despedir-se. Em tempos de lidar com isolamentos, medos e tantas perdas, a Psicologia se mostra essencial na contenção dos danos emocionais que estão sendo gerados por esta crise sanitária inesperada. O cuidado psicológico, neste momento pandêmico, é uma das principais formas de compreender as transformações que estão acontecendo e de lidar da melhor maneira com elas.

O psicólogo é um profissional de saúde mental fundamental nesse período de tantas dificuldades e instabilidades emocionais.

Podemos ajudar no enfrentamento da situação da pandemia e nos desdobramentos dela, como o isolamento, o medo da morte, a insegurança sobre o futuro, a ansiedade e o excesso de virtualidade. O acompanhamento vai ajudar a lidar com as perdas, sejam elas de pessoas, de empregos e de relações.

A pandemia trouxe vulnerabilidades para todos e os cuidados psicológicos devem ser levados em consideração pela sociedade, de maneira mais ampla e essencial.

Não podemos mais pensar o acompanhamento como algo para alguns, ou para aqueles que sofriam de algum transtorno. Temos que pensar para uma coletividade que vive a mesma situação ao mesmo tempo, mas em condições diferentes. O momento pandêmico confirmou a enorme desigualdade social, econômica e psicológica no mundo.

Muitas são as queixas de ansiedade, depressão, medos, solidão, pânico, comportamentos excessivos de limpeza e receio de contaminação, depois da disseminação mundial da Covid-19. Nos casos em que ocorreram mortes, ela ressalta que é preciso que o profissional trabalhe de forma cuidadosa com as pessoas que enfrentam a dor da perda.

O luto é um processo que precisa ser elaborado de modo muito cuidadoso e o psicólogo pode ajudar na reorganização da pessoa que sofreu uma perda, pois a falta dos rituais de despedida, tão central e fundamental no luto, foram excluídos. Isso dificulta a superação. Temos muitas famílias que não viam seus parentes há muito tempo, pois estavam nos hospitais internados e intubados e, sequer, puderem comparecer aos seus velórios. Isso faz com que a dor seja mais intensa.

Fonte:  Diário do Nordeste

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

O psicólogo Bruno Moraes atua a mais de 7 anos no atendimento presencial e online de crianças, jovens e adultos. Trabalha com abordagem TCC, ou Cognitivo Comportamental e é pós-graduado em Neuropsicologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estou online