skip to Main Content
Conheça A Técnica Da Psicologia Que Pode Eliminar Sua Ansiedade

Conheça a técnica da psicologia que pode eliminar sua ansiedade

O período em que estamos passando, seja pelo temor de contrair o COVID-19, seja pelo isolamento social, ou mesmo outros fatores que envolvem a pandemia, tem gerado a cada dia mais e mais casos de pessoas com sintomas de ansiedade e depressão.

É natural que isso ocorra pois estamos lidando com uma situação em que nunca estivemos.

Considerando que a ansiedade patológica (pois a ansiedade é um processo natural e com função quando em equilíbrio) é o resultado do entendimento de que não vamos saber o que fazer com uma situação futura, o que faz a imaginação gerar os mais temidos contextos, que são o que na realidade produzem os sintomas que sentimos em uma crise.

O problema, é que o ansioso nesse momento, em geral, fixa seus pensamentos apenas na situação e não percebe que são as consequências dessa situação que causam temor.

Quem nunca ficou ansioso por uma prova que terá que fazer?

A prova no caso é apenas a situação, que pode acarretar em uma série de resultados, ou consequências. A gente na hora não percebe, mas não é a prova que nos assusta, e sim as consequências danosas que aquela situação pode gerar. A prova em si é inócua, é apenas uma folha de papel inerte.

Saber disso e empregar esse conhecimento para buscar quais são as consequências que tanto assustam nesse momento permite focar no que realmente importa.

Agora, se a ansiedade é resultado do entendimento de que não saberemos lidar com uma situação futura, e que é o temor por suas consequências que realmente causam todos aquele turbilhão em nossas mentes, nos permite encontrar um caminho para desfazer os gatilhos que nos deixam ansiosos.

E esse processo é mais simples do que parece. Basta focar em encontrar soluções para as consequências temidas.

Vejam o modelo a seguir:

Técnica de solução de problemas

Ao encontrar soluções para as questões temidas, o processo mental da ansiedade fica sem base para acontecer, pois você agora sabe o que fazer com a situação futura, e a ansiedade se desfaz.

Esse exercício deve ser feito no papel, ao menos durante as primeiras semanas de uso, afim de gerar um processo mecânico na sua mente que o faça por você.

Deixe seu comentário com dúvidas, que esclareceremos para você, ou quem sabe sua dúvida não vira um novo artigo.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

Pós Graduado em Neuropsicologia pela FMUSP.

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estou online