6 dicas para evitar ansiedade durante a quarentena - Psicólogo Mogi das Cruzes | Bruno Moraes
skip to Main Content
6 dicas para lidar com a ansiedade durante a quarentena

6 dicas para evitar ansiedade durante a quarentena

Para muita gente, a ansiedade se tornou parte da nova rotina causada pelo surto do novo coronavírus. Não à toa. O sentimento é estimulado pelo medo de perder o emprego em meio à crise, é o que comprova o estudo realizado pela rede social Fishbowl. Segundo a pesquisa, 54% dos trabalhadores acreditam que a pandemia resultará em demissões. Mas afinal, como evitar esse sentimento? Mudando os seus pensamentos.

Não podemos eliminar a ansiedade, mas podemos optar por focar nossos pensamentos em coisas diferentes.

E para ajudá-lo a criar esse exercício mental, confira seis dicas:

1. Repense sobre suas perspectivas

Sua visão sobre a vida tem a capacidade de afetar o nível de ansiedade. Goldstein, que escreveu recentemente sobre o algoritmo de ansiedade dos fundadores de startups, recomenda uma mudança de perspectiva.

“Se você sofre de pesadelos, uma solução é parar de dormir, mas a melhor é reconhecer que os pesadelos não são a vida real. Há muitas coisas que podem acontecer, e elas podem afetar você ou alguém que você ama, mas também não podem. Ver pensamentos distintos da realidade necessária pode ser imensamente útil”

2. Seja grato

Uma pesquisa publicada pela Harvard Medical School descobriu que pessoas que praticam gratidão levam uma vida mais feliz, são mais otimistas e têm níveis mais baixos de estresse. No meio de tempos difíceis, a gratidão pode mudar o jogo, diz Shari Hembree, especialista em meditação e autora de Journey of the Lightworker.

“Quando separamos cinco minutos todas as manhãs para refletir sobre as coisas boas de nossas vidas, permanecemos focados no momento presente. Isso também nos permite estar em um lugar melhor e compartilhar nossas perspectivas positivas e bons sentimentos com os outros”, afirmou Shari.

Ela também sugere reservar um tempo para agradecer por algo bom que existe em sua vida agora, como amigos e família. Mantenha um diário de gratidão. Diga “obrigado” a quem oferecer ajuda durante o dia. Mostre sua apreciação a alguém com um simples sorriso em reconhecimento ou elogio. E escreva uma nota de agradecimento ou e-mail para as pessoas.

“Ao praticar a gratidão, nos sentimos bem. E, quando nos sentimos assim, estamos menos estressados ​​e nosso sistema imunológico permanece mais forte”, disse Shari.

3. Concentre-se em sua respiração

Outro hábito para acalmar a ansiedade é garantir que você esteja respirando de forma correta; quando você está ansioso, é comum respirar muito superficial ou rapidamente, diz Shari.

“O medo assumiu o controle e nós podemos escalar para uma resposta de fugir ou lutar. Do ponto de vista da fisiologia, a maneira mais rápida de interromper nossa resposta emocional é respirar de forma lenta de de cinco a dez vezes. Ao injetar oxigênio rico em nossos pulmões, nos tornamos mais calmos e mais capazes de reorientar os pensamentos para aliviar os medos. Podemos fazer isso a qualquer momento durante o dia e os benefícios são imediatos”, afirmou Shari.

Outra técnica, segundo a especialista é fechar os olhos, se possível, e inspirar profundamente entre três e cinco segundos. Prenda a respiração por dois a três segundos e expire na mesma contagem. “Essa técnica se originou na Índia, onde os praticantes de yoga aprenderam a inspirar e expirar por uma hora enquanto praticavam poses de ioga. As poses são menos importantes, enquanto a manutenção de um padrão constante de respiração é fundamental”, afirmou Shari.

4. Converse com o seu interior

Ter um mantra positivo pode ajudá-lo a acalmar a ansiedade, diz Richard Citrin, Ph.D., autor de The Resilience Advantage.

“No meu computador, tenho uma nota que diz ‘Fique no momento’. Quando eu começo a ser pego pela loucura — e há muitas — essa nota me lembra que tudo o que tenho é aqui e agora”, disse.

5. Encontre maneiras de se conectar

O distanciamento social pode parecer solitário, mas você pode encontrar maneiras de permanecer conectado virtualmente, sugere Eric First, MD, co-fundador e diretor científico do R3SET e membro do Instituto Americano de Estresse .

“Mesmo se você estiver sozinho em casa, não precisa se isolar. Agora é um ótimo momento para alcançar aqueles com quem você deseja se conectar”, afirmou.

6. Saiba quando deve desconectar

Pode ser tentador manter as notícias constantemente, mas isso pode alimentar sua ansiedade. Kelsey Patel, autora de Burning Bright: Rituals, Reiki e Self-Care para curar Burnout, ansiedade e estresse, recomenda se desligar das notícias durante um período do dia.

“Talvez até deixe o seu celular em modo avião, para que você possa dar permissão ao seu corpo para relaxar. É muito importante que o sistema nervoso central se acalme e possa receber um sono restaurador”, disse Patel.

 

Fonte: Época

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

O psicólogo Bruno Moraes atua a mais de 7 anos no atendimento presencial e online de crianças, jovens e adultos. Trabalha com abordagem TCC, ou Cognitivo Comportamental e é pós-graduado em Neuropsicologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estou online
Escanear o código