skip to Main Content

LIDANDO COM A TRAIÇÃO

Lidando com a TraiçãoPOR QUE DÓI TANTO SER TRAÍDO?

A traição não é algo que geralmente imaginamos que vá acontecer conosco. O fato de normalmente sermos otimistas em relação a esse assunto é positivo, pois do contrário não estaríamos em relacionamentos temendo os problemas que podem vir a ocorrer.

Um psicólogo pode ajudar quando a pessoa percebe a necessidade de acolhimento e mesmo administração de pensamentos e sentimentos quando ocorre a traição.

A dor vem da decepção, com a percepção de não conhecermos o outro como imaginávamos. Da raiva sobre nossas atitudes, absorvendo muitas vezes a responsabilidade sobre a traição. Os “e se” podem começar a nos atacar, “e se eu tivesse agido dessa maneira isso não teria acontecido”, “e se eu não tivesse feito aquilo”.

Na traição é comum haver pensamentos de desesperança sobre encontrar alguém que seja fiel, fazendo com que a pessoa passe a desconfiar de virtualmente todos os possíveis pretendentes trazendo angústia.

Pode acontecer da pessoa traída ficar criando comparações com a outra pessoa que foi objeto da traição, e por vezes, fantasiar exaltando qualidades que ela mesma não conhece e na maioria das vezes sequer se aproximam da realidade. Isso faz com que quem foi traído se sinta inferior, sem graça, menos capaz, feio, etc.

QUEM É O CULPADO PELA TRAIÇÃO?

Cada situação tem um contexto próprio. É infrutífero buscar o responsável pela traição. Na realidade o próprio termo culpa não pode ser aplicado nessa situação.

POR QUE A TRAIÇÃO OCORRE?

Não há um único fator para descrever o por que a traição ocorre. A motivação de cada um é diferente e os contextos nunca são os mesmo. A busca por novas experiências pode ser razão para a traição para alguns, enquanto outros acreditam que tem o direito de trair. Geralmente esse pensamento é transmitido para os homens durante sua criação, muitos são os que relatam que a traição é um comportamento natural do homem.

Esse pensamento na verdade não está nem muito errado, se considerarmos que biologicamente a evolução programou os homens para trair mais que as mulheres. Note que os homens produzem espermatozoides novos e saudáveis por um período grande de sua vivência na Terra, como se a própria natureza o induzisse a procriar o máximo possível.

As mulheres por outro lado nascem com um número limitado de óvulos, que envelhecem e ficam doentes no decorrer do tempo, sem se renovar. Nesse caso podemos interpretar como se a natureza induzisse as mulheres a avaliar melhor com quem irá compartilhar seu material genético, o que as torna mais seletivas em busca de uma família saudável.

TEM COMO SABER SE ESTOU SENDO TRAÍDO?

Não existe uma fórmula com absoluta garantia para descobrir uma traição, mas sempre se pode avaliar o relacionamento. Se você notar algum sinal de traição, avalie se poderia falar sobre o assunto, analise se deseja investigar o assunto e qual seria a melhor maneira.

EU CONSIGO EVITAR A TRAIÇÃO?

Se na maioria das vezes não temos real controle nem sobre nosso próprios comportamentos, imagine tentar controlar o do outro. Não é possível. Mas sempre podemos buscar conhecer o melhor possível nosso parceiro(a).

E QUANDO FUI EU QUEM TRAÍ?

Quem trai também pode sofrer. Muitas vezes acaba sofrendo mais do que a pessoa traída. Quem traiu pode analisar como um comportamento improdutivo e se reavaliar perante o ocorrido.

COMO LIDAR COM A TRAIÇÃO?

Após o período de luto pelo ocorrido, em que a pessoa geralmente prefere ficar sozinha, recolhida, é necessário retornar à vida normal. A dificuldade em confiar novamente em alguém faz parte do processo, e é comum a pessoa acreditar que não será mais feliz em relacionamentos.

Passado esse período existem duas alternativas. Continuar distante de quem lhe traiu ou perdoar.

VALE A PENA PERDOAR UMA TRAIÇÃO?

Caso após se descobrir a traição, o casal tenha dialogado, colocado seus sentimentos, arrependimentos, desejos e percebido que ainda ha vontade de permanecer juntos, o perdão se torna viável. Entretanto, para que isso funcione, é necessário que a sinceridade e honestidade se tornem parte da vida do casal.

Um psicólogo pode ajudar muito após uma traição, por meio da terapia individual ou de casal. A terapia de casal atua sobre as dificuldades específicas que ambos estejam vivenciando e pode ajudar a restabelecer a confiança e sintonia. O psicólogo ajuda o casal a perceber os pontos de conflito na relação e determinar quais ajustes são necessários.

RECOMEÇAR SOZINHO APÓS UMA TRAIÇÃO

Caso não seja possível um diálogo, e outros problemas já estejam interferindo na relação, tais como falta de cumplicidade, desentendimentos, falta de empatia, é melhor finalizar o relacionamento de uma vez.

Retornar à vida de solteiro tem diversas vantagens. Você pode retomar todas as atividades que deixou de lado por causa da relação, como sair com os amigos, desenvolver algum projeto pessoal, viajar ou até se mudar para outro lugar. Se manter ocupado com planejamentos e atividades é a melhor alternativa para desviar a mente sobre o  término.

Esse momento deve ser utilizado para se recuperar a autoestima e se redescobrir como indivíduo. Por meio da terapia, o psicólogo pode ajudar em todos esses processos, na recuperação da dor do fim da relação, a superar a traição, ajudar a planejar atividades, perceber desejos latentes e traçar um futuro como alguém que deva ser amado e respeitado.

Lidar com a traição não precisa ser um bicho de sete cabeças. É fundamental saber discernir o seu valor, e entender que nunca estamos realmente no controle dos relacionamentos. O que podemos fazer é oferecer motivos para a pessoa ficar e ser leal conosco.

Lidar com a traição é algo que todos em algum momento da vida teremos que fazer. Cabe a cada um saber reconhecer a necessidade de auxilio para recolocar os pés na caminhada rumo a felicidade.

Lidar com a traição, seja ela em qual âmbito for, mesmo que no trabalho, na amizade, ou na família, é algo que o quanto antes aprendermos a fazer, mais facilmente encontraremos a felicidade em nosso caminho.

Lidar com a traição é possível. Permita que um psicólogo lhe ajude a entender melhor os seus sentimentos e pensamentos. Permita que um psicólogo lhe ajude a passar por isso. Você não precisar passar por isso sozinho(a).

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA LIDAR COM A TRAIÇÃO EM MOGI DAS CRUZES

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Ligue agora ou envie um Whatsapp pelo (11) 9.8130-8154 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online