Coronavírus: Terapia online é alternativa para cuidar da saúde mental - Psicólogo Mogi das Cruzes | Bruno Moraes
skip to Main Content
Coronavirus: Terapia online é alternativa para cuidar da saúde mental

Coronavírus: Terapia online é alternativa para cuidar da saúde mental

Desde que o Brasil precisou entrar em quarentena por causa da pandemia do, os atendimentos de saúde presenciais tiveram que ser substituídos pelas consultas online. Foi o caso da psicoterapia, que precisou ser feita por videochamadas de WhatsApp ou Skype e até ligações.

Há dois anos, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) liberou a prática online, sendo necessário o profissional informar ao órgão que o atendimento não seria feito de forma presencial. O paciente tem essa opção desde 2018 e não muda nada no atendimento. O profissional deve seguir as mesmas linhas e cuidados.

O recurso pode ajudar ainda mais as pessoas que estão passando por um momento grande de fragilidade e anseios. A única mudança feita diante desse cenário emergencial é que antes os profissionais precisavam registrar no órgão que o atendimento seria feito online, e agora, por causa da pandemia, esse pedido não precisará ser feito nos meses de março e abril.

Tem diferença?

Não tem diferença nenhuma.

O vínculo estabelecido não muda, o acolhimento não muda. Nada é prejudicado.

Os mesmos recursos usados durante o atendimento presencial são levados em consideração na hora de uma consulta online. A forma de acolher é a que deve ser levada em consideração. Além disso, todo feedback, intervenção, palavra e troca são os mesmos durante a terapia.

Um dos pontos mais importantes é que a pessoa que já fazia o tratamento presencial antes continue com as sessões, mesmo que online.

No começo pode haver estranhamento, mas ambos vão se adaptar. O que não é aconselhado é interromper o tratamento e seguir sem orientação profissional.

O mesmo vale para pessoas que estão em busca de uma ajuda profissional. Mesmo que as consultas presenciais estejam suspensas, se antes havia interesse em procurar ajuda, é justamente nessa fase que a pessoa não deve desistir ou ignorar sintomas.

Embora nem todas as pessoas se sintam confortáveis ou seguras com o método online, todos os cuidados e segurança em relação ao paciente são seguidos.

As tecnologias estão aí para ajudar, então, é mais uma ferramenta para não deixar o paciente sozinho nessa fase tão difícil.

“Achei estranho no começo, mas me senti aliviada”

Priscila, nome fictício dados a uma de nossas pacientes relatou:

“Resolvi fazer o teste e ver como ia reagir a essas mudanças também. Estava sem fazer terapia há uns oito meses e decidi voltar há três semanas para rever algumas questões. Por causa da quarentena, meu terapeuta sugeriu começarmos na semana passada por vídeo via WhatsApp. Fomos tentando, fui pontuando algumas coisas e ela foi falando também. Confesso que no final da sessão eu fiquei mais aliviada, me senti mais acolhida e acho que se não tivesse feito, mesmo que por vídeo, estaria mais ansiosa.”

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

O psicólogo Bruno Moraes atua a mais de 7 anos no atendimento presencial e online de crianças, jovens e adultos. Trabalha com abordagem TCC, ou Cognitivo Comportamental e é pós-graduado em Neuropsicologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estou online
Escanear o código