Psicólogos em Suzano - Psicólogo Mogi das Cruzes | Bruno Moraes
skip to Main Content
Psicólogo em Suzano

Psicólogos em Suzano

A atuação dos Psicólogos em Suzano

O caso da tragédia da escola Raul Brasil.

O trabalho dos Psicólogos em Suzano no caso da tragédia na escola Raul Brasil se mostrou causa formadora de união interdisciplinar. Foram centenas de profissionais da área da saúde a comparecer voluntariamente em amparo aos amigos e familiares das vítimas.

Psicólogos de Suzano, psicólogos de Mogi das cruzes, e de diversas outras regiões, já graduados ou ainda em formação, se dirigiram em solidariedade ao ocorrido.

Tanto as faculdades de psicologia de Suzano, quanto as de Mogi das Cruzes, direcionaram seus alunos em fase de último ano, período em que já é feito atendimento supervisionado, quanto os próprios professores compareceram. As clínicas de psicologia em Suzano foram tomadas por casos de pessoas envolvidas, ou mesmo de pessoas já fragilizadas que por empatia, sofreram juntos com os diretamente envolvidos

Ainda hoje, recebo em meu consultório crianças com danos emocionais de tal magnitude que não conseguem mais sair de casa por medo de reviverem o evento. Chamamos esse efeito na psicologia de agorafobia, transtorno de ansiedade que geralmente acompanha a síndrome do pânico, o transtorno de ansiedade generalizado, o bem conhecido TOC, ou transtorno obsessivo compulsivo, que poucos sabem mas é um transtorno ansioso tambem, e em todos os casos algum sinal de TEPT, ou transtorno do estresse pós traumático.

Se você precisar de atendimento psicológico, mande um Whatsapp para 11.9.7767-3363 e agende uma avaliação

Não há hoje na neuropsicologia, que não esteja ainda em fase experimental, tratamentos eficientes para eliminar definitivamente memórias traumáticas. O melhor tipo de tratamento nesses casos ainda é terapia associada a medicamentos destinados aos pacientes pelos psiquiatras ou neurologistas.

Ao meu ver, toda essa movimentação foi impressionante, comovente e benevolente.

Mas percebo duas grandes questões que trouxeram mais danos ainda ao trágico evento em Suzano.

Em primeiro lugar, como citei acima, já existem em todos os lugares nos dias de hoje, pessoas que são fragilizadas ou possuem algum tipo de transtorno ansioso, depressivo ou fóbico que se impressionaram com a vasta cobertura dada tanto pela mídia, como pelo comportamento perverso da sociedade em promover as imagens gravadas. Uso o termo perverso nesse caso pois o perverso não é apenas aquele que sai no noticiário por ter violentado e cometido algum tipo de crime hediondo.

Perverso também e especialmente o é, aquele que sabe que está cometendo algo desaprovado pelo contexto da lei, da moral, da ética, ou de normas em geral, e se comporta com algum tipo de prazer, mesmo que apenas “matar sua curiosidade”, ou “enviar conteúdo interessante” para os outros.

Sobre a mídia, já estamos acostumados a perceber o uso do “quanto pior maior a audiência” fazendo uso de casos polêmicos e por vezes destrutivos psicologicamente para quem recebe, gerando fóbicos, despertando ansiosos e assim como ocorreu no contexto clínico, não declarado aqui por sigilo profissional, de danos como óbito por parada cardíaca ou outros tipos de prejuízos a saúde dos mais frágeis.

Isso per si, já trouxe a meu consultório pacientes com os mesmo sintomas, com quadros emocionais idênticos aos de quem se envolveu de alguma forma com o ataque, simplesmente pelas imagens e especulações feitas massiva e especialmente pelas redes sociais (em todos os lugares alguém comentava o fato, e sempre alguém tinha alguma mídia impropriamente em seus celulares.

Psicólogos e Assistentes Sociais se reúnem novamente em AGE para deliberação sobre o Provimento CGJ nº 24/2019

No dia 11 de fevereiro de 2020, uma terça-feira. Psicólogos e Assistentes Sociais em Suzano se reuniram para buscar melhorias e avaliações que promovam recursos e mudanças em decorrência ao ataque.

Ainda não tive acesso ao que foi tratado, mas aqui cabe o segundo ponto que de negligente foi o menor dos adjetivos aplicados sobre todo o escopo dos psicólogos que atuaram em Suzano.

Não houve, em momento algum, um trabalho sério e estruturado que estivesse focado nos profissionais da educação que estavam infelizmente envolvidos na situação.

Desde professores, diretores, coordenadores, supervisores, os conhecidos serventes ou agentes educacionais foram completamente abandonados à própria sorte.

No dia, foram ainda mal orientados pelos órgãos competentes e o Governo do Estado nada fez, que tenha sido de relevância e de meu conhecimento para recuperar essas pessoas que por já “não serem mais crianças”, tem uma plasticidade neural menor, uma capacidade de abstrair por intermédio da fantasia menor, e certamente, caso se busque pesquisa quantitativa tiveram mais casos e infarto, avc, afastamento, transtornos psicológicos, ou algum outro tipo de prejuízo muitas vezes irreversíveis.

Se você precisar de atendimento psicológico, mande um Whatsapp para 11.9.7767-3363 e agende uma avaliação

Governo anuncia reforma de R$ 2,7 milhões na escola Raul Brasil

Segundo o site do R7:

O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (23/10/19), a revitalização e reforma da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (Grande São Paulo), palco de massacre que vitimou nove pessoas há sete meses.Na tentativa de suavizar a tragédia, o governo propôs um plano de revitalização do espaço. O projeto inclui construção de novas áreas comuns, de estudo, de convivência e administrativas. As obras terão início em 28 de outubro, ao custo aproximado de R$ 2,7 milhões, levantado pela iniciativa privada, com previsão de término em março de 2020.No prédio principal da escola, será criado o Espaço de Inovação, uma espécie de laboratório maker, equipado com 24 notebooks, smart TV e impressora 3D. A revitalização contempla a demolição e reconstrução de novas salas de aula, banheiro, cantinas, salas de leitura e informática, além do Centro de Ensino de Línguas. Será criada uma área de 1,5 mil m² para uso comum, com ambientes de estar e descanso, que contará com paisagismo, além de um espaço destinado à prática de esportes, aulas ao ar livre e bicicletário.As obras começam no próximo dia 27, com previsão de serem concluídas em março de 2020.Neste período, 2,3 mil alunos serão realocados na Faculdade Piaget, que fixa aproximadamente a um quilômetro da Raul Brasil. Dessa forma, os estudantes vão encerrar este ano letivo em dezembro e iniciar o próximo, em fevereiro, no prédio da faculdade. A rotina pedagógica da escola será mantida neste período. O governo diz que irá colocar, também, segurança na Piaget para zelar pelos alunos da Raul Brasil.

A proposta se apresenta como uma maneira de reviver o local e a vivência dos envolvidos com a escola Raul Brasil, mas ainda não se mostrou para os órgãos competentes relevância em atuar sobre o corpo de profissionais da área da educação na escola, nas secretarias, nas delegacias de ensino, etc.

Espero compadecidamente que os psicólogos em Suzano possam mirar sua atenção para esse grupo que já é responsável por suportar momentos já suficientes para atendimento psicológico.

Se você precisar de atendimento psicológico, mande um Whatsapp para 11.9.7767-3363 e agende uma avaliação. Oferecemos atendimento domiciliar (Home Care).

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

O psicólogo Bruno Moraes atua a mais de 7 anos no atendimento presencial e online de crianças, jovens e adultos. Trabalha com abordagem TCC, ou Cognitivo Comportamental e é pós-graduado em Neuropsicologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você atualmente, atua ou mente?

Estou online
Escanear o código