Estudo da ONU aponta que pandemia leva 20% de agentes de saúde nas Américas à depressão - Psicólogo Mogi das Cruzes | Bruno Moraes
skip to Main Content
Estudo da ONU aponta que pandemia leva 20% de agentes de saúde nas Américas à depressão

Estudo da ONU aponta que pandemia leva 20% de agentes de saúde nas Américas à depressão

A crise da COVID-19 está afetando o sistema de saúde nas Américas, especialmente a área de saúde mental. Uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que pelo menos 20% dos agentes de saúde relataram que passaram a sofrer de depressão após surgimento da pandemia.

Por outro lado, dos 29 países da região, apenas dois estão financiando a assistência a casos de transtornos mentais.

 

Pesquisa da OPAS e da OMS revelou que a grande maioria dos países não está financiando a assistência a casos de transtornos mentais nas Américas

A crise da COVID-19 está afetando o sistema de saúde nas Américas, especialmente a área de saúde mental. Uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que pelo menos 20% dos agentes de saúde relataram que passaram a sofrer de depressão após surgimento da pandemia.Por outro lado, dos 29 países da região, apenas dois estão financiando a assistência a casos de transtornos mentais.

O estudo Heróis da COVID-19 foi compilado pela Universidade do Chile e de Columbia, nos Estados Unidos. No caso do Chile, quase 10% dos trabalhadores da saúde já pensaram em suicídio após a COVID-19 e mais de 75% dos agentes estão preocupados com contrair o novo coronavírus e acabar infectando familiares e amigos.

A pesquisa examinou o comportamento do pessoal de saúde e problemas enfrentados por causa da crise neste primeiro ano da pandemia. O diretor-assistente da OPAS, o médico brasileiro Jarbas Barbosa, lembrou que a doença interrompeu a vida de milhões de pessoas além de provocar desemprego, perdas econômicas, isolamento e sofrimento. Ele ressaltou que a COVID-19 elevou os níveis de estresse, gerando ansiedade e depressão e os planos de aumentar o atendimento por telemedicina e consultas a distância não foram realizados por todos.

A região das Américas tem um terço de todas as mortes provocada pelo novo coronavírus no mundo – 655 mil – e a semana passada mais de um milhão de novos casos foram registrados em apenas sete dias.

 

Fonte: ONU Brasil

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

O psicólogo Bruno Moraes atua a mais de 7 anos no atendimento presencial e online de crianças, jovens e adultos. Trabalha com abordagem TCC, ou Cognitivo Comportamental e é pós-graduado em Neuropsicologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estou online
Escanear o código