skip to Main Content
O Que Leva Pessoas A Negar Situações Como A Pandemia Do Novo Coronavírus

O que leva pessoas a negar situações como a pandemia do novo coronavírus

A imprevisibilidade da natureza e o adoecimento do corpo são dois fatores que, podem levar algumas pessoas a negarem situações como a pandemia do novo coronavírus. Angústia e sofrimento provocam resistência psicológica à doença e devem ser tratados com terapia para entender a gravidade do problema.

Nessa questão [da pandemia], se trata de um mecanismo de defesa, tal como Freud descreveu. Ou seja, o indivíduo pode se ver numa situação excessivamente dolorosa, perigosa, inóspita. Diante da dificuldade, ele distorce [a realidade] para torná-la um pouco aceitável

De alguma maneira, todas as pessoas distorcem um pouco o que estão vendo no entorno.

A nossa realidade é construída apenas em parte com os estímulos que vem de fora. Muito do que a gente consegue enxergar da vida é fruto das nossas histórias passadas, da nossa estrutura psicológica. Não existe a realidade objetiva que se impõe e obriga as pessoas a enxergarem as mesmas coisas sempre.

O risco da negação da realidade é a exposição da própria saúde e a das pessoas próximas à doença. De acordo com o psicólogo, se trata de um sofrimento silencioso, ainda que não seja identificado pela pessoa que se encontra nessa situação.

É um convite ao desespero que precisamos recusar e identificar em nós a importância de perceber que o medo não é um bom conselheiro.

Uma alternativa para buscar a consciência do problema é procurar uma ajuda especializada, como sessões de terapia ou análise.

“Falar sobre o sofrimento é sempre libertador. Falar do que não somos capaz de entender”.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Dr. Bruno Moraes

Pós Graduado em Neuropsicologia pela FMUSP.

Você atualmente, atua ou mente?

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estou online