DESILUSÃO AMOROSA
COMO SUPERAR UMA DESILUSÃO AMOROSA
A desilusão amorosa muitas vezes pode nos levar a um estado de luto, com o sentimento da perda da pessoa amada. Aceitar o fim da relação é em muitos momentos um obstáculo, trazendo sentimentos de tristeza, raiva, desamparo, solidão, culpa, sensação de vazio, confusão mental, perda ou ganho desproporcional de apetite e por vezes até mesmo um desejo de vingança.
Algumas pessoas tem mais facilidade em lidar com a desilusão amorosa, sabendo melhor como trabalhar esses sentimentos, mas pode acontecer, que a pessoa que sofreu a desilusão amorosa entre em um processo de intensa dor e autodestruição. Especialmente nos momentos em que a pessoa não consegue discernir os sentimentos/significados dados às experiências vividas na relação, com a realidade ao seu redor, pode ocorrer a sensação de perda de identidade por causa da separação.
SINTOMAS RELACIONADOS A PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO
A desilusão amorosa pode trazer estados depressivos, de ansiedade, apatia, falta de disposição para lidar com atividades do cotidiano, problemas com a autoestima, comportamento antissocial, perda de concentração, alteração do apetite seja para mais ou para menos, desinteresse com o cuidado pessoal, e até mesmo pensamentos suicidas.
A desilusão amorosa ainda desperta a tentativa de aconselhamento de parentes e amigos preocupados. Conselhos como “ele não te merecia”, “você tem que dar a volta por cima”, “sai dessa” são comuns nesse momento. Mas pode acontecer da pessoa desiludida ter dificuldade em discernir os próprios pensamentos e sentimentos devido a dor e sofrimento latente. Assim ela não consegue avaliar adequadamente seus ganhos e perdas, menos ainda avaliar a participação do outro na relação.
Nesse estado de confusão mental a pessoa pode recorrer a comportamentos extremos, por serem esses mais simples de se colocar em prática, como atribuir para si ou para o outro toda e qualquer responsabilidade ou “culpa” do relacionamento não ter prosperado. Dentro desse contexto é comum a pessoa se sentir sem perspectiva de futuro, ficando presa em uma realidade criada com pensamentos ilusórios sustentados na dor.
O PSICÓLOGO NO APOIO EMOCIONAL DA DESILUSÃO AMOROSA
O psicólogo pode ajudar a pessoa a lidar com a desilusão amorosa criando um ambiente neutro, que não traga recordações de momentos vividos, onde o paciente possa receber orientação para discernir pensamentos e sentimentos produtivos e saudáveis, daqueles autodestrutivos e punitivos. O psicólogo nesse momento trará novas formas da pessoa lidar com esses sentimentos, deixar o passado no passado e iniciar uma nova fase na vida.
ATENDIMENTO PARA DESILUSÃO AMOROSA EM MOGI DAS CRUZES
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E NEUROPSICOLÓGICO PRESENCIAL E ONLINE
Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui para agendar via Whatsapp ou ligue no (11) 9.7767-3363 (TIM).
*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.