skip to Main Content

TERAPEUTA

Terapeuta em Mogi das CruzesO QUE SIGNIFICA TERAPEUTA?

A palavra terapeuta aparece no dicionário com 3 significados, sendo (Michaelis):

  1.  Pessoa que dispensa cuidados ou tratamento médico a alguém;
  2. Aquele que escreve sobre terapêutica;
  3. Psicoterapeuta.

Assim, consideramos um terapeuta, aquele se aplica algum tipo de terapia. Em psicologia, é comum utilizarmos o termo terapeuta como uma abreviação da palavra psicoterapeuta, tendo ambos o mesmo significado.

PSICÓLOGO, TERAPEUTA OU PSICOTERAPEUTA?

Chamamos de psicoterapeuta o psicólogo que trabalha na área clínica, ou seja, que aplica a psicoterapia. O profissional que atuar em outros campos como na escola ou em um empresa não será um terapeuta.

COMO É O TRABALHO DO TERAPEUTA?

A função do terapeuta é oferecer ajuda psicológica, ou terapia a que precisar. Entretanto, os psicólogos tem formas ou abordagens de trabalho diferente. Existe uma vasta gama de métodos de trabalho diferentes, como a psicanálise, a Terapia Cognitivo Comportamental, a existencial, fenomenológica, etc. Por mais que muitas vezes o paciente se adapte melhor a uma ou a outra abordagem, não se faz necessário conhecer todas, pois o objetivo final delas é o mesmo, a saúde biopsicossocial do paciente. Mesmo assim, pode acontecer de psicólogos, psicoterapeutas aplicarem mais de uma abordagem dentro de um tratamento.

QUAL TIPO DE AJUDA DEVO ESPERAR DE UM TERAPEUTA?

Geralmente é feita uma entrevista inicial, chamada de anamnese onde são levantados dados referentes à queixa do paciente e outras informações que puderem ser relevantes. Após o acolhimento e compreensão das dificuldades enfrentadas, o terapeuta estabelece metas e objetivos com paciente. Em outros casos a participação da família pode ser requisitada, como em quadros de dependência química, atendimento infantil, dificuldades em relacionamento, quadros psiquiátricos como ansiedade e depressão, Síndrome do Pânico, etc.

O terapeuta pode atuar sobre questões em todas as áreas da vida da pessoa, sendo em questões emocionais, profissionais, interpessoais, entre outros. Dentro desse contexto, o terapeuta pode ajudar o paciente a adquirir maior consciência de si, autoconhecimento, melhorar autoestima, lidar com problemas de relacionamento, melhorar padrões de pensamentos, entre outros.

DIAGNÓSTICO DO TERAPEUTA

Por vezes, os as dificuldades encontradas pelo paciente podem ser diagnosticadas, e classificadas dentro de um quadro psicológico como a Síndrome do Pânico, Depressão, Transtorno do Déficit de Atenção, etc. Porém, em outros momento será necessária a avaliação de outros profissionais como um neuropsicólogo, psiquiatra, neurologista, etc. Nesse caso, o paciente será encaminhado para o especialista adequado.

 

TERAPEUTA EM MOGI DAS CRUZES

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Ligue agora ou envie um Whatsapp pelo (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

 

Open chat
Estou online