skip to Main Content

PSICOTERAPIA

Psicoterapia em Mogi das CruzesQUEM PODE APLICAR A PSICOTERAPIA?

O psicólogo é o profissional capacitado a exercer o papel de psicoterapeuta. O atendimento no consultório pode ser realizado individualmente ou em casal dependendo da necessidade.

QUEM PODE FAZER PSICOTERAPIA?

Qualquer pessoa pode passar por um avaliação psicológica e verificar junto ao psicólogo o melhor tratamento para seu caso. Em um primeiro momento, todos podem decidir por iniciativa procurar um psicoterapeuta, mas cabe ao profissional direcionar o tratamento dentro das dificuldades do paciente.

PSICÓLOGO OU PSICOTERAPEUTA?

Quem atua com psicoterapia é chamado de psicoterapeuta. É comum existir alguma confusão, considerando a existência de mais de um título para o mesmo tipo de profissional.

TERAPEUTA OU PSICOTERAPEUTA?

Os dois termos são utilizados para a mesma finalidade. O psicólogo que aplica a psicoterapia é um psicoterapeuta, mas pode também ser chamado pelo termo abreviado terapeuta. É importante frisar que terapia se refere a tratamento, desse modo quem passa em tratamento por um fisioterapeuta está em terapia com ele, o que não significa que ele esteja tratando questões emocionais.

QUANDO ENCERRAR A PSICOTERAPIA?

O encerramento pode ser proposto por ambas as partes, tanto o paciente quanto o psicólogo podem reconhecer e avaliar a possibilidade de iniciar um processo de desligamento das sessões. É importante colocar que o encerramento das sessões muitas vezes se dão por dificuldades encontradas pelo paciente em encarar processos mais sensíveis abordados em terapia. Nesse momento, o melhor é sempre buscar a orientação do psicólogo.

Psicoterapia em Mogi das Cruzes

QUANDO PROCURAR UMA PSICOTERAPIA?

Sempre que sentirmos a necessidade de ajuda psicológica, emocional ou comportamental. É comum termos dúvidas sobre o que colocar para um psicólogo, ou qual o tamanho da dificuldade deveria ocorrer para que a psicoterapia seja eficiente. Para esses casos, existe a possibilidade de haverem encontros iniciais, buscando identificar o foco da necessidade do momento.

SÃO NECESSÁRIAS QUANTAS SESSÕES DE PSICOTERAPIA?

Isso depende de cada caso, de suas dificuldades e evolução dentro do tratamento. É importante que cada etapa da terapia seja respeitada, junto ao tempo de desenvolvimento de cada paciente. Deve ser respeitado o ritmo de cada um, buscando a consolidação dos ganhos adquiridos.

QUANTO TEMPO DURA CADA SESSÃO?

O tempo da sessão pode variar dependendo do objetivo e do momento da terapia em que estiver o tratamento. Entretanto, o comum é que durem 60 minutos. Cada caso tem sua necessidade específica, o que faz com que esse tempo possa ser estendido. A frequência dos atendimentos segue o mesmo raciocínio, podendo ser semanal, quinzenal, ou mesmo mais de uma vez por semana, especialmente em casos que necessitem de uma atenção mais urgente.

Psicoterapia breve é um termo utilizado para terapia que trabalham focando em metas e resultados específicos.

 

PSICOTERAPIA EM MOGI DAS CRUZES

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Clique aqui agora e envie um Whatsapp pelo (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online