skip to Main Content

PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL

Psicólogo ComportamentalUm psicólogo comportamental, é o psicólogo que irá atuar dentro do consultório avaliando o comportamento do seu paciente, pela análise experimental do comportamento.

O psicólogo comportamental irá trabalhar sobre comportamentos disfuncionais, que são aqueles comportamentos que trazem algum tipo de prejuízo ao paciente, seja na saúde como um todo, vida social, emocional, etc. Dessa forma, o psicólogo comportamental, ou terapeuta comportamental vai ajudar o paciente a desenvolver novos comportamentos que se adequem às dificuldades que ele esteja encarando, oferecendo uma nova perspectiva para o paciente encarar situações problema.

O sofrimento dentro da visão comportamental é um comportamento aprendido e cabe ao terapeuta ensinar o paciente a reorientar suas ações de forma a não gerar mais o sofrimento aprendido.

Cada comportamento em nossas vidas tem um função específica, nenhum deles é aleatório. O psicólogo comportamental analisa esses comportamentos usando a técnica da análise funcional, identificando o significado daquele comportamento para a pessoa.

QUANDO O PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL É INDICADO?

A psicologia comportamental é indicada em casos como de ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão, transtornos de aprendizagem, transtorno bipolar, entre outros. O terapeuta comportamental está habilidade a atende crianças, jovens e adultos.

É importante ressaltar que por comportamento, são considerados as ações do pacientes, reações fisiológicas, pensamentos e emoções. A instalação de novos comportamentos, ou sustentação dos já existentes segundo a psicologia comportamental é feita pelos reforços. Um reforço pode ser positivo, quando é uma recompensa, ou negativo quando se elimina a presença de algo que seja desconfortável ou aversivo.

Dentro da terapia comportamental, o psicólogo identifica com o paciente quais as situações, ou gatilho que ativam determinado comportamento, e atua modificando a forma de lidar com esses gatilhos para que o paciente deixe de agir de forma prejudicial a si.

A terapia comportamental é amplamente munida de técnicas baseadas em em pesquisas laboratoriais e clínicas. Dessa forma, o psicólogo comportamental nos ensina que o conhecimento de si, auxilia na habilidade de direcionarmos nosso comportamento no sentido que desejamos.

É possível modificar nossos pensamentos e sentimentos, melhorando a qualidade desses, seja para si ou para outro. Ainda que um comportamento esteja enraizado em traumas ou situações no passado, mesmo que na infância, é possível identifica-los e reorientá-los de forma a alcançar as metas propostas. Aqui o psicólogo comportamental pode se diferenciar de outras abordagens, pontuando dados e contextos mais que muitos profissionais de outras linhas de trabalho, o que não faz dele um conselheiro, mas sim um analista do comportamento humano. O psicólogo comportamental não usa de suas crenças pessoais ou culturais, mas trabalha com base científica para a promoção do bem estar biopsicossocial do paciente.

 

PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL EM MOGI DAS CRUZES

Aqui você recebe atendimento psicológico referência em Mogi das Cruzes para crianças, jovens e adultos. Ligue agora ou envie um Whatsapp pelo (11) 9.5787-2812 (TIM).

*As informações aqui contidas tem caráter informativo. Não substituem a orientação ou acompanhamento de um psicólogo.

Open chat
Estou online